sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Os Fundos perdidos da Agricultura Portuguesa


Por muito demagogo que possa ser (e é-o) Paulo Portas lá deverá ter alguma razão. Ou então Portugal não teria perdido 71 milhões de euros em fundos estruturais comunitários por falta de absorção no prazo previsto! Esta quantia representa um triste recorde europeu e num país onde a agricultura nacional é cada vez mais fraca e onde as dependências crónicas das importações são cada vez maiores assume o volume de uma verdadeira traição nacional.
Com efeito, dos 71 milhões perdidos, nada mais nada menos, 64 milhões são ajudas agrícolas e 2 seriam para a área das Pescas! A esta valor devem somar-se ainda 9 milhões de euros, perdidos em 2007 e, desde 2000, Portugal perdeu 106 milhões de euros!
Portugal já está muito abaixo na media da UE quanto à ajudas comunitárias, estando hoje no sexto lugar, atrás da Grécia, Polónia, Espanha, Itália e Alemanha, mas se a esta posição (que resulta muito da inabilidade dos nossos negociadores) temos ainda que somar a inépcia do ministro da agricultura na aplicação destas últimas ajudas que a Europa nos prestará, então, como se espera que salvemos o resta da nossa produção agrícola? Ou será que o plano destes Bilderberguianos que nos regem é mesmo o de acabar com qualquer vestígio de produção industrial e agrícola e tornar o país numa imensa (e improdutiva) rede de Bancos, Seguradoras e Hotelaria?

Sem comentários:

Enviar um comentário