segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Tudo sobre Finos


Antes de mais, para quem não sabe quando digo Finos estou-me a referir a Imperiais.
Imperial também é cultura.

Coisas que muita gente queria saber sobre essa bebida deliciosa mas estava sóbria demais para perguntar:

1) De onde vem a palavra fino?
Originalmente a palavra designadora de fino é se deveria ser Chope, Chope vem do alemão Schoppen, "copo de meio-litro", pelo françês chope, e é uma medida de volume. Equivale a 300 ml. Mas como nós a palavra chope fica esquisita em português alguém disse que se chamava fino ou imperial (apesar dos brasileiros falarem português eles dizem chope, né cara?)
Com o tempo, a palavra passou a designar a bebida.

2) Quanto mais gelada melhor a Imperial?
Imperial a zero graus de temperatura tira a sensibilidade das papilas gustativas, diminuindo a sensação de aroma e sabor.

3) Então qual a temperatura ideal?
O ideal é que a imperial saia da máquina com temperatura entre 0 e 2 graus, para que chegue à mesa com 3 ou 4 graus e seja consumido entre 6 e 8 graus.

4) Como tirar um bom fino?
Primeiro aproxima-se o copo levemente inclinado a 2 cm de distância da torneira. Quando o líquido chega ao meio, o copo deve voltar à posição vertical. Finalmente, com o copo quase cheio, gira-se a torneira para uma posição que só permite a passagem da espuma. Qualquer um aprende depois de três tentativas. O bom tirador é aquele que faz isso centenas de vezes numa noite e com rapidez.

5) A Imperial estraga-se?
Sim. A bebida oxida muito facilmente. Um barril tem prazo de validade de 10 dias. Por isso é bom frequentar bares onde o fino tem mais saída. Bar vazio significa fino velho.

6) Do que é feito o fino?
Os ingredientes são água tratada, malte (que é feito da cevada), cereais cervejeiros (como o milho e o arroz), carbohidratos e lúpulo (uma planta parecida com a cevada - da família das trepadeiras!!).

7) Qual a diferença entre fino e cerveja? (uau, juro que pensava que era tudo o mesmo)
Os ingredientes são os mesmos. No entanto, a cerveja recebe mais uma etapa no processo: a pasteurização. A bebida que segue para a garrafa tem sua temperatura elevada e, rapidamente, abaixada, dando uma vida útil maior !!!
Daí resulta a diferença de sabor.

8) Fino é mais leve que cerveja?
Não. Por ser mais fresco, a pessoa tem a impressão de que o fino é mais leve. Mas a fórmula é a mesma.

9) Como é feito o fino?
O grão de cevada é seleccionado, limpo, humedecido e estendido numa grande sala (câmara de germinação) acondicionada entre 18 e 20ºC. O processo dura entre 8 a 9 dias e é interrompido com uma corrente de ar de 25ºC que seca os grãos, que a essa altura desenvolveram enzimas. Depois são torrados em fornos especiais, entre 100 e 200ºC, e então moídos. Em seguida, os grãos são misturados à água. Depois de três horas o líquido é fervido e filtrado. No processo de fervura, acrescenta-se o lúpulo. Só depois ele é fermentado, resfriado a uma temperatura de 3,5ºC e transferido para tanques onde é mantido por trinta dias em temperaturas em torno de 0ºC. Por fim, é filtrado para a retirada de partículas em suspensão para garantir brilho e transparência!

10) Quantos quilos de cevada são precisos para se fazer 1litro de Imperial?
São necessários 40 gramas de cevada para cada litro. Isso equivale, mais ou
menos, a 12 pés de cevada.

11) O que é o gourmet fino?
É aquele que obedece os padrões de qualidade estabelecidos por uma lei alemã de pureza, datada de 1516, que determina que apenas ingredientes de primeira linha podem ser usados em sua fabricação. O termo serve também para designar um fino tirado de dois barris. Um só com a bebida, outro só com a espuma, que é mais cremosa..

12) Qual o tamanho ideal do colarinho?
Mais ou menos 3 cm de espuma.

13) Por que se deve beber com espuma?
A espuma é essencial para manter o gás. Ela protege a bebida do contacto com o oxigénio, que faz o fino amargar. A espuma também ajuda a preservar a temperatura do fino.

14) Imperial dá barriga?
Sim. Um copo de 300ml de imperial tem entre 100 e 120 calorias, o mesmo que um sumo de laranja. A diferença é que ninguém toma 10 sumos na mesma noite, nem mesmo aqueles que não bebem álcool.

15) Qual a diferença da Imperial loura para a preta?
Cada marca tem sua receita. De modo geral, a Imperial escura tem malte torrado ou leva adição de caramelo. Em alguns casos, além da cor, ela pode ser um pouco mais amarga.

16) O que é e para que serve a serpentina?
É um tubo que sai do barril e que leva o fino até a torneira. Ela é envolta em gelo. É nesse trajecto que o fino gela.

17) Que material é usado nas melhores serpentinas?
Cobre, alumínio ou aço inoxidável. São materiais que transmitem temperatura com rapidez.

18) Tamanho (da serpentina) é documento?
Não. O tamanho da serpentina não influencia na temperatura da Imperial. Hoje em dia, há tecnologia que permite que a Imperial gele mesmo em serpentinas curtas.

19) Como se deve lavar um copo de Imperial?
Com sabão neutro e água corrente em grande quantidade. É importante não deixar gordura no copo, pois ela atrapalha a formação de espuma. Recomenda-se deixar secar naturalmente. Na hora de servir, molhar o copo ajuda a formar o colarinho.

20) Em que temperatura o finocongela?
Por volta de 2,5 graus negativos.

21) Quantas marcas de Imperial existem?
Inúmeras.

22) Tomar Finos de palhinha dá mais móca?
A palhinha em si não tem efeito algum. Só que acaba-se bebendo mais rápido e consumindo mais, o que aumenta o efeito.

23) Quando e onde inventaram a Imperial?
Na Mesopotâmia (região onde hoje é o Iraque), há cerca de 6.000 anos. A cerveja só foi criada depois da invenção do processo de pasteurização, em 1876.

24) Existe Imperial sem álcool?
Existe.

25) A qualidade da água têm influencia na Imperial?
Não. As fábricas possuem tecnologia para tratar qualquer água e deixa-la no ponto certo, com PH adequado e quantidades controladas de minerais.

26) Congelar o copo antes de beber Imperial é bom?
Aumenta a sensação de que a bebida está gelada. Mas, na prática, a diferença que um copo gelado dá é de cerca de meio grau a menos do que com o copo à temperatura ambiente. Quase nada.

27) O que faz a Guinness ser tão diferente?
A famosa Imperial irlandesa tem um paladar marcante. É bem mais encorpado. A sua espuma é mais espessa e cremosa, pois acrescenta-se nitrogénio ao gás.

28) O que os belgas colocam no fino para que eles tenham sabores de cereja ou morango?
As próprias frutas. Elas são acrescentadas na etapa da fermentação.

29) Quais os tipos mais estranhos de finos que existem?
Há finos aromatizados com tabaco, com gosto de chocolate e até de pimenta.

30) Stout, Ale, Bitter, Smoked, que diabos é isso tudo?
São tipos diferentes de Imperial. O Stout é feito no mesmo estilo da Guinness. O
Bitter é mais amargo, é mais comum na Inglaterra. O Ale é de alta fermentação, muitas vezes com teor alcoólico mais alto. O Smoked tem parte do malte defumado.

31) Por que os finos da mesma marca tem gostos diferentes de um lugar para outro?
Era para ser igual em todos os lugares. Ele fica diferente devido a problemas a armazenagem dos barris, na formação de espuma, na limpeza dos copos, na refrigeração e na competência do tirador.

32) Qual o teor alcoólico da Imperial?
A graduação varia entre 4,5% e 5%. O vinho tem no mínimo 8%, o licor 22% e destilados, como a vodka e o whisky, 42%.

33) O que tem mais gás: imperial, cerveja ou refrigerante?
A imperial tem a mesma quantidade de gás que a cerveja. Ambos têm menos gás que o refrigerante.

34) Até quantos finos é permitido beber-se antes de conduzir?
Depende do peso da pessoa e da capacidade de seu organismo processar o álcool. Mas aconselha-se, de modo geral, a beber apenas dois copos. Mais do que isso se torna um risco enfrentar o trânsito e o balão.

35) Qual o país onde mais se bebe Imperial?
Alemanha.

36) Quantos mililitros são "roubados" num copo com três dedos de espuma?
Nenhum. Os copos costumam ter 330 ml e são servidos com 300 ml de líquido e resto de espuma. No exterior, é comum haver copos com a marca de 300 ml estampada.

37) Qual é o copo ideal para uma boa degustação?
Tem de ser fino. De preferência de cristal. O contacto da boca com um copo mais fino e mais gelado é mais prazenteiro. Também é aconselhável o uso de copos longos, com fundo mais estreito que a boca, para facilitar a formação do colarinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário