quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Os Quebra-Gelo Nucleares Russos


Os Quebra-Gelo nucleares já foram navios muito famosos nos tempos da antiga União Soviética e durante anos foram considerados uma das maravilhas tecnológicas do mundo moderno. Capazes de literalmente navegar sobre mares congelados, estes navios são estruturas impressionantes…
O quebra-gelo (como o leitor já deve saber pelo nome) é um navio que foi especialmente concebido para poder quebrar o gelo. O segredo desta sua habilidade única reside principalmente na proa, que é semelhante a um género de rampa invertida. Esta alteração permite que o navio de certa maneira seja elevado para cima do gelo e que depois com o seu próprio peso o parta. É na realidade uma ideia simples mas extremamente eficaz…
Agora quando falamos de quebra-gelos movidos a energia nuclear, as coisas mudam um pouco de figura, estes foram construídos também para partir gelo mas estão preparados para suportar as piores condições e conseguem navegar literalmente por mares congelados com uma grande facilidade. A maior parte deles foram construídos pela Rússia e utilizados em muitas operações de salvamento no perigoso Oceano Árctico…
A versão nuclear destes navios é naturalmente a mais potente de todas, capazes de navegarem através de gelo com mais de 2 metros de espessura a velocidades superiores a 15 km/h. Actualmente e apesar da sua “era de glória” já ter passado, eles ainda continuam a ser utilizados em operações de salvamento e também para o turismo. Aqui ficam algumas imagens dos imponentes quebra-gelos nucleares…

Sem comentários:

Enviar um comentário