quarta-feira, 13 de maio de 2009

O Universo provavelmente é um holograma projectado desde os seus extremos!!!!

O universo pode ser um holograma gigante. A verificar-se a teoria, esta poderá ser uma das maiores descobertas da física dos últimos 50 anos, deparando-se os cientistas com um efeito inexplicável. Há sete anos que uma equipa de cientistas alemães tem procurado estudar as ondas gravitacionais, propostas do Einstein. Esse estudo ainda não deu frutos, mas pode ter acontecido, por mero acaso, uma das maiores descobertas da física dos últimos 50 anos.

Os cientistas depararam-se com um efeito inexplicável: uma espécie de ruído, que mergulha até cerca de 600 metros de profundidade, na Terra, para o qual a equipa alemã acredita ter encontrado uma explicação: “Parece que o GEO600, o equipamento que utilizamos, está a ser atingido pelas convulsões quânticas microscópicas do espaço-tempo”, revela Craig Hogan, responsável pela investigação. De acordo com ele, pode-se estar perante os limites fundamentais do espaço-tempo; o ponto onde o espaço-tempo deixa de se comportar como o suave contínuo descrito por Einstein e se transforma em “grânulos”, como uma fotografia de jornal, que se transforma em pontos de tinta à medida que se faz uma ampliação. “Se o resultado do GEO600 for o que suspeitamos que seja, então nós estamos todos a viver num gigantesco holograma cósmico” diz Hogan. A ideia de que vivemos num holograma pode parecer inicialmente absurda, mas trata-se de uma extensão natural das actuais teorias sobre os buracos negros e do nosso melhor conhecimento sobre a estrutura do cosmos.

Para que a teoria seja verdadeira, a esfera imaginária que representa a fronteira do nosso Universo, deve conter uma espécie de “pixeis cósmicos”, pequenos quadrados, cada um dos quais com um bit de informação.

São esses pixels cósmicos que Hogan acredita que o GEO600 está a registar. É importante referenciar que o cientista não afirma que o ruído seja “prova” de que vivamos num universo holográfico. De acordo com o investigador, “o ruído pode ser só mesmo um ruído, de uma fonte interna, ainda não localizada”.

O que Hogan afirma com todas as letras é isto: a proposta de um universo holográfico está de acordo com todas as actuais teorias da física e o ruído captado pelo GEO600 faz sentido, nessa óptica.

Artigo original na Newscientist.
http://www.newscientist.com/article/...html?full=true

Tradução integral do Artigo para português-Brasil
http://ontemeuera.blogspot.com/2009/...holograma.html

É por coisas como estas que já deixei de ser quem se deixa ficar por certezas, e digo isto em relação a quase tudo, seja o Universo, Deus, a vida, a morte, enfim, apenas tenho a impressão de que os nossos egos e as nossas tão mundanas existências atrofiam a capacidade de lidar racionalmente com eventos surrealistas desta magnitude.

Têm noção do que isto pode significar? Observar o tecido do espaço-tempo ao ponto de este perder resolução?


Isto não é relacionado directamente com o artigo mas talvez desperte interesse:


The Holographic Universe - Beyond Matter part1

The Holographic Universe - Beyond Matter part2

Sem comentários:

Enviar um comentário