quinta-feira, 22 de abril de 2010

Foi descoberto na Sibéria uma nova espécie humana


A História do Homem sobre a Terra ainda não desvendou todas as suas pistas… Ainda não se trata do Yeti ou do Sasquash, mas uma lasca de osso descoberta na Sibéria, revelou a existência de uma espécie humana desconhecida até agora em época relativamente moderna, isto é, há pouco mais de 40 mil anos atrás.

A descoberta foi feita por uma equipa liderada pelo professor Johannes Krause, do Instituto alemão Max Planck. O achado foi confirmado por testes de ADN e revelaram a existência de um novo tipo de hominídeo.

A descoberta revelou que há 40 mil anos atrás além das já conhecidas espécies Homo Sapiens e Homo Neanderthalis, existia um quarto hominídeo, quarto porque há não muito tempo se descobriu a terceira, o dito “Homem das Flores” (curiosamente um arquipélago onde se fala hoje uma língua derivada do português). Estas descobertas, revelam um planeta mais povoado do que se acreditava e, sobretudo, uma diversidade que era insuspeita antes de 2003.

A identidade deste hominídeo foi confirmada pela análise do ADN mitocondrial do fóssil encontrado nos Montes Altai, e pertencerá à ponta de um osso de um dedo mínimo de uma criança com 5 ou 6 anos. Esta análise revelou que este hominídeo está geneticamente duas vezes mais distante do Homem actual, do que os Neandertais.

Esta descoberta poderá alimentar as esperanças daqueles que acreditam na existência de hominídeos esquivos nas densas florestas da América do Norte ou nos altos Himalaias? Talvez… Porque o tipo de ADN encontrado parece coincidir com uma criatura mais afastada de nós do que de um Neandertal, e isso coincide com os continuados relatos que existem de tais criaturas na Ásia Central e e no centro dos Estados Unidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário