quinta-feira, 22 de abril de 2010

Adolescente gasta mil euros no FarmVille


O jogo do Facebook chamado FarmVille está definitivamente na moda e são muitos aqueles que gostam de gerir as suas quintas virtuais. Todavia o jogo foi recentemente notícia pela negativa, quando um jovem de 12 anos gastou mais de 1000 euros na sua quinta…

Primeiro é importante esclarecer que eu nunca joguei este jogo, não sei como funciona, apenas o vi durante breves segundos porque tinha assuntos mais importantes para tratar. Estava longe de imaginar que se podia gastar dinheiro com ele, especialmente sabendo que muitas crianças e adolescentes o jogam. Não faz muito sentido, mas o que é certo é que é possível…

Basicamente quem começa o jogo recebe sempre uma quantia de dinheiro virtual, esse “dinheiro” é para ser utilizado na construção da tal quinta que é também ela virtual. Depois com trabalho a quinta vai crescendo e dando lucros (virtuais) que podem ser utilizados para a melhorar. Basicamente utilizando o sistema que eu referi, o jogador não precisa de gastar dinheiro real, o problema é que as pessoas vão ficando viciadas e como o jogo permite que se compre dinheiro virtual com dinheiro real, alguns jogadores não se importam de gastar uns euros para terem a quinta perfeita…

É claro que isto tudo é muito bonito se forem adultos a jogar, o problema só surge quando temos um adolescente que é viciado no jogo e cujo principal desejo é ter uma quinta cada vez maior. Foi o que aconteceu a um jovem de 12 anos no Reino Unido, que queria tanto melhorar a sua quinta que decidiu comprar alguns “trocos virtuais” para que a tarefa fosse mais fácil…

O jovem recorreu ao cartão de crédito da mãe, onde gastou cerca de 700 euros e gastou também mais de 300 euros de dinheiro das suas próprias poupanças. Quando a sua mãe descobriu a brincadeira não ficou nada satisfeita. Ao todo foram gastos mais de 1000 euros na “porcaria” de um jogo e agora só resta uma questão: Como é que será a filha-da-mãe da quinta do miúdo?

Sem comentários:

Enviar um comentário