quinta-feira, 22 de abril de 2010

Começa a haver sucesso no combate à pirataria somali


A esquadra multinacional, que tem regularmente incorporado fragatas portuguesas da classe Meko está finalmente a exibir sucessos regulares no seu combate à pirataria somali que assola essa região.

Depois de meses de hesitação e tibieza, a estratégia europeia no combate à pirataria mudou e agora, já não se cumprem apenas missões de ineficaz “prevenção”, mas procuram-se e destroem-se as embarcações usadas pelos piratas.

Os navios europeus aproximam-se agora muito mais da costa da Somália e atacam os navios piratas apenas algumas horas depois destes terem deixado os seus portos. A mudança de estratégia resulta de pressões por parte do nosso vizinho Espanhol por causa dos seus pesqueiros – que operam muito nessas águas – terem sido alvo de múltiplos ataques. Este sucesso resulta também da disponibilização de novos meios aéreos, como o P-3P Orion português que seguirá brevemente para a região, mantendo assim Portugal uma presença muito significativa na região (além da fragata Meko) e muito superior aquela que outros países (com frotas mercantes e interesses na região) mantêm.

Sem comentários:

Enviar um comentário