terça-feira, 3 de abril de 2012

Golpe de Estado em Portugal?



Há cerca de duas horas, a hashtag #prayforportugal passou a trend no Twitter. Para os menos envolvidos no mundo dos tweets, isto significa que a insígnia #prayforortugal passou a assunto do momento. Em todo o Twitter. Por todo o mundo.

E tudo porque, ao que parece, estava a decorrer em Portugal um golpe de Estado e ninguém sabia disso. Houve quem mostrasse entradas da Associated Press e do El País que noticiavam que, por exemplo, Cavaco Silva dissolvera o Parlamento e que os tanques militares tinham invadido Lisboa. «Afinal, tanques só em Benfica, quietinhos, aqueles de lavar a roupa» foi uma das piadas correntes.

No Twitter a confusão instalou-se, entre os que sabiam tratar-se de uma grande mentira e os que julgavam estar prestes a ter de barricar-se nas suas casas. Pelo Facebook, já havia quem acreditasse, e críticas choveram aos meios de comunicação nacionais portugueses e espanhóis, acusando-os de censurar o golpe de Estado. O El País rapidamente fez desaparecer a notícia de todos os seus meios de informação.

Os twitteiros espanhóis afirmaram ter visto aviões sobrevoar Salamanca e o som de bombas vindo do lado de cá da fronteira. A pouco e pouco, isto é, no espaço de duas horas, centenas e centenas de utilizadores do Twitter estavam envolvidos nesta onda gigantesca, neste boato, que veio sem avisar e que mostrou ao mundo inteiro a verdadeira força dos agentes sociais em rede.

#thanksforpraying é a hashtag que agora sucede ao boato.

Sem comentários:

Enviar um comentário