sexta-feira, 6 de abril de 2012

Bastonadas e brutalidade

Os incidentes entre a polícia e alguns manifestantes na zona do Chiado, por altura da última greve geral, foram investigados e o governo acabou por afirmar que em geral a actuação da polícia foi correcta e apenas relevou o caso dos jornalistas agredidos, como passíveis de algum excesso.

É lamentável que apenas tenham sido tidos em conta os casos que envolveram os dois jornalistas, exactamente por serem jornalistas, e não por um óbvio excesso por parte dos agentes que se vêem nas imagens, independentemente de tudo o resto.

O que esteve completamente deslocada foi a afirmação atribuída ao ministro da Administração Interna segundo o qual os incidentes teriam sido planeados por radicais. Juntando isso a uns rumores segundo os quais a polícia esperava incidentes greves nesse dia, temos o caldo de instabilidade em que os agentes terão actuado.

A miséria nunca foi boa conselheira, e já há muita gente que pouco ou nada tem a perder, pelo que não será com repressão ou à bastonada que se irão resolver os problemas.

Sem comentários:

Enviar um comentário