quinta-feira, 4 de março de 2010

Confirmado: A Gripe A é menos mortífera que a Gripe Sazonal


Apesar de todo o pânico induzido pela OMS e pelos Media, a troco de sabe-se lá o quê e em serviço das multinacionais farmacêuticas, eis que afinal a montanha pariu um rato: a Gripe A é menos mortífera que a Gripe Sazonal! Durante o pico da Sazonal, de 2008/2009, em Portugal registaram-se 1960 falecimentos ligados a esta forma de gripe. Isto significa que a Gripe A se revelou uma doença ligeira, ainda que capaz de afectar escalões etários mais novos que a gripe sazonal.
O vírus da Gripe A também se viria a revelar muito mais estável do que pensava e anunciava a OMS, não ocorrendo qualquer mutação conhecida, que fosse capaz de aumentar a sua letalidade ou que inutilizasse as vacinas cujas encomendas massivas se acabaram por revelarem serem muito exageradas.
Em suma: a OMS falhou em toda a linha. O vírus da Gripe A pouco mais foi do que um pânico mundial que enriqueceu (muito) as farmacêuticas e empobreceu os Estados que compraram anti-virais ineficientes como o Tamiflu ou vacinas de reduzido valor clínico. O vírus beneficiou muito os media (que venderam papel como nunca e que tudo fizeram para instalar o pânico) e ainda mais as multinacionais farmacêuticas. De permeio, a OMS ganhou uma visibilidade nova, mas agora… Nunca mais será levada a sério. Porque tantas vezes grita Pedro que “lá vem o lobo”, que quando ele vier… Quem o ouvirá? E neste caso, o lobo bem que pode vir com a pele de uma ave… Já que a Gripe Aviária (muito letal entre as aves) continua a poder mutar de forma a poder infectar hospedeiros humanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário