terça-feira, 16 de junho de 2009

Lembrando

Lembrando: O jovem que foi abatido no Algarve quando ao volante de um BMW roubado, empreendia uma fuga após um assalto e cuja morte originou os desacatos da Bela Vista, tinha os seguintes antecedentes:

Aos 14 anos fazia parte do gang das auto-estradas com diversos crimes imputados sendo o caso mais conhecido o do roubo, agressão, sequestro e violação da atriz Lídia Franco.
Aos 16 anos esteve envolvido no tiroteio da discoteca da Maia.
Pertencia ao chamado «gang do multibanco» cujos montante dos roubos se estima em mais de 3 milhões de euros.
Diversas vezes presente em tribunal, foi sempre mandado embora em liberdade.
As declarações à televisão do jovem que foi detido pela PSP e logo libertado pelo tribunal, estão bem resumidas neste post do blog Mar Salgado:

A SOLUÇÃO PARA UM CASO SOCIAL:

«Os Street Boys Motherfuckers da Bela Vista querem assaltar caixas multibanco, gasolineiras e outras dependências, sem serem alvejados na cabeça.

É justo e bom para a saúde.

Se eu fosse um deles quereria exactamente o mesmo.
A polícia compromete-se a só atirar para as pernas (o abdómen também não é bom de assoar por causa da septicemia generalizada) e fica resolvido o caso social da Bela Vista.» Em Mar Salgado

CRIMINOSO E TERRORISTA DE RUA QUE ATACA A POLÍCIA COM ARMAS EXPLOSIVAS ESTÁ JÁ EM LIBERDADE
Detido pela PSP num dia e libertado pelo Tribunal de Setúbal no outro. Já estará de regresso à Bela Vista o jovem de 19 anos que confessou numa entrevista na televisão ter atirado pedras e cocktails molotov à polícia (foi apanhado com uma dessas bombas incendiárias). É suspeito de ter liderado os distúrbios naquele bairro, mas tem de se apresentar semanalmente na esquadra que atacou.
O jovem foi preso pela PSP horas depois da reportagem televisiva. Além das impressões digitais do suspeito recolhidas dos cocktails molotov que apreendeu no bairro, a PSP apanhou documentos que o ligam a um carjacking violento, no ano passado, e a outro falhado, já este ano.
É também suspeito de participação no gang do multibanco. Preso anteontem de manhã, foi ontem presente a tribunal. A juíza que o interrogou tem experiência em julgamentos, mas está há pouco tempo como magistrada de instrução criminal. A procuradora que acompanhou o interrogatório é a mesma que assinou a detenção do detido.
Oficialmente, através da Direcção Nacional, a PSP 'não comenta decisões judiciais'. No entanto, o CM apurou que a libertação do jovem desordeiro 'não caiu bem na PSP', em especial em Setúbal. 'Trata-se de uma decisão propícia à ocorrência de mais distúrbios no bairro', disse um informador.
A Bela Vista foi ontem visitada pelo cardeal hondurenho D. Oscar Rodríguez Maradiaga, presidente da Cáritas Internacional. O prelado achou o 'bairro muito bonito' e elogiou o trabalho da Cáritas naquele local.

A sorte do menino é ser assaltante e terrorista de rua, senão já estava em prisão preventiva ou pelo menos de pulseira na pata...

Sem comentários:

Enviar um comentário